Esta iniciativa, realizada no dia 30 de maio de 2016, foi dirigida para o público mais jovem e académico da Associação, procurando estabelecer pontes entre as instituições da Defesa e Segurança, as empresas e os estudantes dos três clubes da AFCEA em Portugal: Almada (Escola Naval); Covilhã  (UBI); e Porto (FEUP).
Este evento permitiu trocar informações relevantes sobre as actividades de I&D na Defesa, bem como detectar oportunidades para novos projectos e potenciar eventuais candidaturas de recrutamento, num ambiente circunscrito aos associados da AFCEA e convidados institucionais.

Os objectivos principais deste encontro foram cumpridos:
• Proporcionar a troca de experiências entre os Clubes de Estudantes da AFCEA em Portugal;
• Detectar oportunidades para projectos conjuntos Universidades / empresas / instituições de Defesa e Segurança;
• Proporcionar contactos entre estudantes e empresas com vista a futuras oportunidades de recrutamento;
• Reforçar a importância da Defesa na inovação tecnológica, bem como fomentar a inovação junto das empresas associadas da AFCEA Portugal.
• Promover a imagem da Associação junto dos estudantes e comunidade científica.

O I Encontro dos Clubes de Estudantes da AFCEA Portugal, reuniu os estudantes e Faculty Advisors dos Clubes de Estudantes, da DGRDN (Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional) do MDN e empresas associadas da AFCEA, bem como entidades do sistema científico e tecnológico, nas áreas da Defesa e Segurança, nomeadamente os centros de investigação militares e de universidades associadas.

A comunicação da DGRDN, a cargo do CTEN João Neves,  incidiu sobre a estrutura organizacional desta Direcção incluindo a identificação dos principais pontos de contacto responsáveis pela dinamização dos programas de apoio à I&D da Defesa e a sua interligação com os organismos internacionais que se relacionam com Portugal, designadamente a NATO e EU. A apresentação foi complementada ainda com uma identificação das áreas tecnológicas prioritárias para a Defesa, procurando desta forma providenciar linhas de orientação para futuros projectos de I&D envolvendo a indústria e os utilizadores finais da Defesa e Segurança. Apresentação DGRDN

Os Clubes de Estudantes da AFCEA são organizações ligadas ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) que pretendem dinamizar projectos que permitam sensibilizar os alunos, investigadores e corpo docente das Universidades em que estão instalados, para as necessidades e oportunidades de desenvolvimento tecnológico dos sectores da Defesa e Segurança. Assim, cada Clube Estudantes teve a oportunidade de expor as suas principais valências, actividades e projetos.

O Clube de Estudantes de Almada (centrado na Escola Naval) foi representado pelo seu presidente, ASPOF EN-MEC Castro Fernandes, pelo Faculty Advisor Prof. Vitor Lobo e por outros três estudantes da Escola Naval. Este Clube trouxe para este encontro a apresentação de dois projectos em curso: o Projecto Estudo do funcionamento de um sistema “Railgun” apresentado pelo ASPOF EN-AEL Sampaio Pereira, o projecto de desenvolvimento de um Veleiro Autónomo para Missões de “Surveillance”, apresentado pelo presidente do clube. Apresentação Clube Almada

O Clube de Estudantes da Covilhã (centrado na UBI) esteve representado pelo seu presidente, o Eng. Pedro Santos e pelo Faculty Advisor Prof. Jorge Miguel Reis Silva, tendo a sua apresentação focado as atividades realizadas pelo Clube e os projetos em curso, destacando a optimização de sistemas propulsivos, optimização multidisciplinar em projetos de RPAS, estruturas de asa de envergadura variável (“Morphing”) e veículos aéreos autónomos (“Long Endurance Electric UAV”). Apresentação Clube Covilhã

O Clube de Estudantes do Porto (centrado na FEUP) esteve representado pelos seu presidente, José Francisco Valente, e pelos estudantes Nuno Granja Fernandes, André Trancoso Ranito, João Pedro Costa e Carlos Manuel Silva, sob a coordenação do Faculty Advisor Prof. José Carlos Alves. As apresentações efectuadas incidiram sobre as suas actividades em sistemas robóticos marítimos e em sistemas aéreos não tripulados, valorizando o seu interesse em atividades de desenvolvimento tecnológico para aplicações nas áreas da Defesa e Segurança. Foi ainda salientada a participação deste Clube no “Aircargo Challenge” e no “World Robotic Sailing Championship” (wrsc2016.com). Este último evento, que se realizará em Viana do Castelo de 5 a 10 de setembro de 2016, é organizado pela FEUP e INESC TEC, tendo por entidades parceiras a Câmara Municipal e o Clube de Vela de Viana do Castelo, às quais se associará a AFCEA Portugal. Apresentação Clube Porto

No painel das empresas, que foi moderado pelo Eng. John Rodrigues, do INOV- INESC Inovação, participaram o Dr. Rui Santos (ESRI Portugal), o Eng.º José Neves (GMV), o Dr. Victor Batista (INDRA )e o Eng.º Paulo Almeida (Rhode & Schwarz). Estas empresas tiveram a oportunidade de informar os presentes sobre o seu trabalho e experiência em projectos de inovação tecnológica e de I&D com a Defesa, abordando os temas da Inovação na Defesa e Segurança, Oportunidades para projectos conjuntos em Portugal e Perspectivas de evolução e recrutamento do sector. 
Além das empresas referidas, este evento contou ainda com o apoio da EID e da LUSIS, Equipamentos e Serviços, SA, associadas da AFCEA Portugal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.