A AFCEA Portugal, em parceria com o Comando da Logística do Exército, organizou no passado dia 28 de Setembro um “Open Day With Industry”, no RI 13, unidade do Exército onde se encontra um elevado número de Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II 8×8 que equipam o 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Rodas da Brigada de Intervenção.

Aproveitou-se a oportunidade da realização em Portugal da 11.ª Reunião do “Steering Committee” do “PANDUR User Group”, com delegações da Áustria, Bélgica, Eslovénia e Republica Checa, além de nacional, e oficiais da Brigada de Intervenção afectos ao uso operacional das VBR PANDUR para realizar este evento que foi presidido pelo General Quartel-Mestre, Tenente-general Fernando Serafino.

Depois de umas breves palavras de boas-vindas dadas pelo General QMG, pelo Comandante da Brigada de Intervenção, pelo Vice-Presidente da AG da AFCEA Portugal e pelo Comandante do RI 13, a Companhia de Transmissões da BrigInt apresentou uma introdução temática às redes táticas de comunicações e de informação instalados nas VBR PANDUR.

As empresas presentes, especializadas em tecnologias da informação, comunicações, electrónica ou gestão de programas, partilharam com a audiência a sua cultura criativa.
– A EID, Eng.º José Luís Reis, apresentou sub-sistemas de comunicações tácticos interoperáveis com os sistemas instalados nas PANDUR da BrigInt.
– A CRITICAL Software Eng.º Nuno Bustorff da Silva apresentou o “Battle Management System” para baixos escalões que está a ser desenvolvido em cooperação com o Exército.
– A GMV apresentou outras soluções inovadoras para forças terrestres.
– A GCS apresentou um “Case Study” de sucesso: o programa de contrapartidas “Simulador de Condução Dinâmico para a PANDUR”.

Após o almoço volante na Messe de Oficiais do RI 13, decorreu uma demonstração, em sala, do treino de um pelotão com o apoio de um simulador tático e o novo simulador dinâmico para o treino de condutores de viatura blindada de rodas (VBR) PANDUR, ambos desenvolvidos em Portugal pela ETI no âmbito de um programa de contrapartidas.
Em paralelo, tiveram lugar demonstrações das competências apresentadas pela EID e pela CRITICAL Software durante a manhã, assim como uma exposição estática de vários tipos de configuração em VBR PANDUR II organizada pelo 1.º BIMec (R), sediado no RI 13.

Este evento organizado pela AFCEA com o apoio do Exército Português reuniu militares representantes de cinco exércitos com a indústria, cerca de 50 pessoas, tendo-se discutido neste forum ético o alinhamento de tecnologias inovadoras com os requisitos operacionais no universo das VBR PANDUR.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.