No dia 30 de março de 2021, realizou-se um webinar sobre o tema "Blockchain: da disrupção do presente à construção da sociedade do futuro", uma iniciativa conjunta da CIIWA e da AFCEA, com o apoio da Academia Militar.

O “Blockchain” é uma tecnologia emergente, de importância estratégica, catalisadora de mudança e de modelos de negócio inovadores. Registando um interesse crescente, a aplicação desta tecnologia não se reduz apenas à área das “criptomoedas”, suscitando também algumas dificuldades de entendimento sobre o seu funcionamento, potencialidades e aplicações.

Esta nova e complexa tecnologia, afirma-se hoje como uma inovação disruptiva de muitos dos ecossistemas que suportam o funcionamento das sociedades digitais. A compreensão do seu impacto transcende em muito o plano puramente técnico.

Impactando a forma como os agentes económicos se relacionam, o “Blockchain” pode gerar assimetrias e ameaçar o equilíbrio de forças em diversos setores, deixando antever o surgimento de novas dinâmicas e relações de poder. Perspetivando o futuro, este webinar pretende caracterizar esta tecnologia, analisar o seu potencial estratégico e discutir os desafios de segurança e da competitividade – ao nível das empresas, reguladores e governos.

CALM Ref. Mário DurãoPresidente da Direção da AFCEA Portugal, efetuou um enquadramento sumário deste evento, que reuniu cerca de 200 participantes.

O Dr. Mário Valente e o Engº Paulo Amaral, efetuaram apresentações bastante claras que ajudaram a clarificar o valor acrescentado e o incremento de segurança que esta tecnologia possibilita, com especial destaque na implementação de "criptoativos", nomeadamente na sustentação tecnológica das criptomoedas.

Seguiu-se um debate moderado pelo Professor Doutor Bruno Marques, Vice-Presidente do CIIWA, que proporcionou um período muito animado de esclarecimento e partilha de conhecimentos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.