No Forte do Bom Sucesso, junto à Torre de Belém, está patente uma exposição temporária comemorativa dos 70 Anos dos Boinas Azuis das Nações Unidas e evocativa dos 25 Anos da participação pela primeira vez de um contingente militar português em missões de paz das Nações Unidas. Esse contingente foi um Batalhão de Transmissões do Exército que teve a missão de garantir as comunicações à componente militar da ONUMOZ entre Maio de 1993 e  Dezembro de 1994 no processo de paz em Moçambique.

A exposição que foi inaugurada pelo Presidente da Republica, descreve a missão de Portugal em instalar um sistema que garantisse comunicações fiáveis para a componente militar da ONUMOZ que estava dispersa pelo território de Moçambique e realça que a maioria do material de comunicações militares utilizado foi desenvolvido e ou produzido pela indústria nacional entre 1980 e 1992 (centrais telefónicas, emissores/receptores de HF e VHF, feixes hertzianos, telefones, etc).

A exposição temporária na Sala Aljubarrota do Museu do Combatente (Forte do Bom Sucesso) está aberta ao público todos os dias, das 10H00 às 18H00, até ao próximo dia 8 de Julho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.