Decorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2023 no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras, a 2ª edição do evento “Inovação e Modernização Tecnológica no Exército”, organizado pelo Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército (CEMTEx). Tratou-se, como a organização referiu, de um “evento dirigido ao tecido empresarial, tecnológico e académico, destinado a posicionar o Exército como um parceiro credível para a inovação, estimulando a criação de sinergias e a fim de alavancar iniciativas e projetos de investigação, desenvolvimento e inovação”.

A AFCEA Portugal foi convidada e esteve presente nesta importante realização, que foi muito participada, mostrando o interesse que o CEMTEx desperta junto da comunidade científica e tecnológica, Centros de Investigação e/ou empresas.

Dia 22 de novembro, de manhã, teve lugar o Seminário “Fisiologia aplicada ao desempenho humano operacional”, dividido em dois interessantes painéis:

  • “Segurança e fadiga em operações/treino em contexto militar”, moderado pelo Tenente-General Paulo Maia Pereira,  (Comandante das Forças Terrestres), e
  • “Avaliação e monitorização física e fisiológica: Perspetivas futuras para o contexto operacional militar”, moderado pelo Professor Doutor Nuno Almeida (Academia Militar).

De tarde, um conjunto de Flash Talks:

  • “O apoio do Exército à Experimentação Tecnológica” – Coronel Paulo Fernandes
  • “Oportunidades de desenvolvimento tecnológico com o Exército” – Tenente-Coronel Tiago Fazenda
  • “Divulgação de desafios para a robotização de plataformas do Exército” – Tenente-Coronel Emanuel Sousa
  • “O Exército como parceiro para projetos com financiamento – Major Hélio Fernandes (Diretor Financeiro da AFCEA Portugal).

O evento prosseguiu no dia 23 de novembro de manhã com uma sessão sobre “Compras públicas de inovação (ANI e IMPIC)”, seguida de reuniões bilaterais do tipo B2B.

De tarde, teve lugar a sessão de encerramento da Conferência com:

  • Uma alocução do General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército
  • Balanço das opções estratégicas de inovação​(candidatura do Exército à ZLT D. Afonso Henriques e do CEMTEX à DIANA)
  • Apresentação do Centro de Capacitação Tática, Simulação e Certificação
  • Entrega de selos Army Tested e Combat Proven
  • Army Technological Experimentation (ARTEX).

Parabéns ao Exército, e ao CEMTEx em particular, pelo sucesso desta Conferência que o posiciona como um parceiro fundamental para a inovação na área da Defesa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.