Realizou-se no dia 7 de dezembro de 2023, no Instituto da Defesa Nacional (IDN), em Lisboa, numa organização da Eurodefense Portugal, a Conferência “DIGITAL SOVEREIGNTY – European Challenge for Strategic Autonomy“.

De acordo com a organização, num “…mundo, cada vez mais dependente da tecnologia, o território ultrapassa as fronteiras que conhecemos, para invadir o ciberespaço, para onde se deslocam grande parte das atividades da sociedade e dos serviços essenciais.” e que “… Há uma preocupação crescente de que estejamos gradualmente a perder o controlo sobre os nossos dados, a nossa capacidade de inovação ou a nossa capacidade de proteger infraestruturas críticas e a operação de serviços essenciais”.

O Contra-Almirante Mário Simões Marques, Presidente da AFCEA Portugal, participou no Painel “Industrial, Technological and Innovation” desta Conferência, em formato híbrido.

Participaram ainda, os associados da AFCEA Portugal, Contra-Almirante António Gameiro Marques, Diretor-Geral do GNS,, que fez a Nota Introdutória, bem como o Engº Paulo Moniz do Comité de Cibersegurança da nossa Associação.

A sessão foi encerrada pelo General Luís Valença Pinto, Presidente da Eurodefense Portugal, a quem endereçamos os parabéns pela organização de um evento com este interesse e pelo sucesso obtido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.