Realizou-se em 1 e 2 de Junho de 2021  o TechNet Europe, organizado pela AFCEA Europe em colaboração com a AFCEA Portugal.

Esta conferência teve como tema global: “Challenging Times for National Security – Technologies for Better Cyber Defence, Sustainable Workforce and Battlefield Resilience“.

O programa (Programa) e todos os detalhes sobre esta conferência internecional podem encontrar-se no site da AFCEA Europe (TechNet 2020).

O Major General Erich Staudacher, Presidente da AFCEA Europe, e o Contra Almirante Mário do Carmo Durão, Presidente da AFCEA Portugal, agradeceram a colaboração e a participação dos oradores convidados e enquadraram este evento nas iniciativas da AFCEA Internacional para partilha de conhecimento e divulgação de tecnologias emergentes.

Na sessão de abertura em 1 de junho, o Almirante António Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, proferiu uma alocução que enquadrou as iniciativas de Portugal e em particular das Forças Armadas, com vista a incrementar a proteção e a resiliência contra ciberataques.

Neste do primeiro dia da conferência, o Contra Almirante António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, coordenou o debate sobre o tema “A Nation’s Cyber Defence – Never Successful Alone” e apresentou as iniciativas no âmbito da cibersegurança que estão a acontecer em Portugal.

O Major General Jorge Côrte-Real Andrade, subdiretor-geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, apresentou o projeto PESCO que visa instalar uma Academia de Ciberdefesa e um Hub de Inovação.

Restantes intervenções no dia 1 do evento:

No dia 2 de junho, o Dr. João Gomes Cravinho, Ministro da Defesa Nacional, deu-nos a honra de proceder à abertura dos trabalhos. No seu comentário destacou a importância da Internet na economia global pelo que urge regulamentar o acesso ao domínio cyber com o objetivo de proteger as pessoas e as instituições de ações maliciosas e os Estados de fenómenos como o ciberterrorismo.

Minister of National Defence, Portugal
Dr. João Gomes Cravinho

Neste segundo dia, participaram os seguintes associados da AFCEA Portugal:

  • Brigadeiro General João António Campos Rocha, que participou no Painel 2 “Challenges of Chief Digital Officers Today – How to Proceed with the Digitisation of Forces?“;
  • Major Vitor Manuel R. Vicente Custódio, que apresentou o programa de Comunicações Móveis para o Exército Português;
  • Comodoro J. P. Marreiros, que moderou o Painel 3 “On Resilience-Supporting Technologies//Deployable CIS solutions/Edge computing/Combat cloud“;
  • Engenheiro Raúl Pinto da EID Portugal e o Dr Francisco Nobre da ESRI Portugal, que participaram no painel 3.

Restantes intervenções no dia 2 do evento:

Poderá consultar a biografia resumida dos oradores no documento em anexo (clique para aceder).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.