No dia 20 de fevereiro de 2024 Presidente do Conselho de Administração da SIRESP SA, Brigadeiro-General Paulo Viegas Nunes, acompanhado pelo Diretor Técnico, Eng. Carlos Leitão, recebeu uma delegação da AFCEA Portugal, constituída pelo Presidente da Direção, Contra-Almirante Mário Simões Marques, o Vice-Presidente, Prof. Doutor José Borges e o Diretor Executivo, Capitão-de-Fragata Fernando Pinheiro da Silva.

Durante a apresentação de cumprimentos, o Presidente da Direção da AFCEA Portugal, agradeceu a disponibilidade do BGEN Viegas Nunes para receber a Associação, salientando a sua ligação e o seu valioso contributo ao longo dos anos, tendo aproveitado a oportunidade para falar dos objetivos definidos para o biénio de 2023-2025.

O BGEN Viegas Nunes fez o enquadramento institucional da SIRESP SA, descrevendo a transformação de empresa privada (PPP) para empresa integrada no Setor Empresarial do Estado, as mudanças tecnológicas realizadas durante o seu mandato, as melhorias técnicas introduzidas na Rede SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), ao longo dos últimos 2 anos, e os respetivos impactos na sua eficácia e eficiência, mitigando algumas das limitações anteriormente existentes.

Referiu também a aposta na formação (várias centenas de formandos nestes últimos 2 anos), bem como a importância da realização dos SIRESP Bootcamp regionais (até à data nos Açores, Madeira e Algarve) concebidos com o objetivo de Desenvolver Competências, discutir conceitos e temas de interesse para a Comunidade SIRESP, de oferecer a demonstração da utilização prática do sistema e obter a sua validação operacional.

Por fim, houve a oportunidade de fazer uma interessante visita à Sala de Operações do SIRESP, onde foi possível constatar a capacidade de monitorização e o nível de Segurança desta vasta e complexa Rede de Comunicações, que interliga o Continente, Açores e Madeira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.