Em 28 de maio de 2020 a AFCEA Portugal, conjuntamente com o  Serviço de Informações de Segurança (SIS) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP), realizou o Webinar sobre o tema Segurança Económica – “Espionagem: um mito ou uma realidade?”.

A segurança económica é, atualmente, um dos pilares da segurança dos Estados modernos e desenvolvidos.

Constitui uma ameaça para os interesses económicos nacionais o facto de Estados e de empresas estrangeiras estarem empenhadas na obtenção de conhecimento com recurso a métodos ilícitos no nosso país.

Para procurar dar resposta a esta ameaça, o Serviço de Informações de Segurança (SIS) criou o Programa de Proteção do Conhecimento. No âmbito deste Programa, desenvolveu-se um conjunto de medidas preventivas de sensibilização, de alerta e de apoio à tomada de decisão das organizações.

Este evento foi apresentado pela Dra Cláudia Cunha do SIS que desenvolveu os riscos mais significativos que as empresas enfrentam na sociedade actual e apresentou recomendações para que os diferentes patamares das organizações se protejam.

O evento foi moderado pelo Presidente da Direcção da AFCEA Portugal, Contra-Almirante (Ref.) Mário Durão e pela Dra Filomena Pires da AIP, contou com 61 participantes que, no final da sessão, proporcionaram um período muito animado de partilha de conhecimentos sustentado nas questões que colocaram sobre este tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.