Realizou-se no dia 31 de maio de 2019, na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, a 4ª edição  deste encontro dirigido ao público jovem “Young AFCEANs” e académico da Associação. Este evento, que este ano foi organizado com a iniciativa do Clube de Estudantes da AFCEA na Covilhã, com total apoio da AFCEA Portugal, focou a área “Cibersegurança em Aeronáutica, Espaço e Defesa”, procurando a troca de experiências e a detecção de oportunidades para projetos conjuntos dos Clubes de Estudantes da AFCEA e sinergias entre as Universidades, Empresas e as Instituições da Defesa e Segurança.

Este encontro contou com cerca de 80 participantes, incluindo os estudantes dos três clubes da AFCEA em Portugal: Almada (Escola Naval), Covilhã  (UBI) e Porto (FEUP), professores e alunos destas instituições universitárias, incluindo o Cmdt da Escola Naval, Contra-Almirante Simões Marques, um professor da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e representantes da ordem dos engenheiros, dos  centros de investigação militares e responsáveis por projetos I&D na Defesa.

O Programa (Agenda), iniciou-se às 11:45 com uma visita dos participantes às instalações da UBI, que incluiu os laboratórios de Eletromecânica e Aeronáutica. Essa visita foi acompanhada pelo presidente do Clube de Estudantes da Covilhã, Tiago Sanches, e por alunos que desenvolvem alguns dos projetos que foram apresentados na conferência. Seguiu-se um almoço, oferecido pela AFCEA, a todos os participantes.

A Sessão de Abertura iniciou-se com as palavras de boas-vindas do Reitor da UBI, Prof. Doutor António Fidalgo, seguida de uma breve comunicação do presidente da Faculdade de Engenharia, Prof. Doutor Sílvio Mariano. O Contra-Almirante (Ref.) Carlos Rodolfo, Presidente da Assembleia-Geral da AFCEA Portugal e Vice-presidente (RVP) para a Região Euro-Atlântica da AFCEA International, referiu o objetivo deste encontro e a ação dos clubes de estudantes, agradeceu a presença de todos e, em particular, àqueles que tornaram possível a realização do evento na UBI.  A Comunicação de Abertura foi proferida pelo Prof. Doutor Carvalho Rodrigues, Doutor Honoris Causa pela UBI, antigo professor e investigador da UBI e  Professor Emérito no IADE – Instituto de Arte, Design e Empresa.  (Apresentação Abertura).

À semelhança dos anos anteriores, a comunicação da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) do MDN, foi apresentada pelo Capitão de Fragata Luís Arsénio, identificando as áreas tecnológicas prioritárias para a Defesa, que podem providenciar linhas de orientação para futuros projetos de I&D envolvendo a indústria e os utilizadores nas áreas da Defesa e Segurança.  (Apresentação DGRDN).

Seguiram-se as apresentações do Clubes de Estudantes da AFCEA em Portugal, efetuadas pelos presidentes dos respetivos capítulos e/ou alunos envolvidos nos projetos, com um período de discussão que foi moderado pelo Prof. Doutor Jorge Reis Silva, da UBI.

O Clube  AFCEA de Estudantes de Almada, sediado na Escola Naval, Alfeite, esteve representado pelo professor orientador (“Faculty Advisor”), Prof. Doutor Victor Lobo, membros da nova direção e outros estudantes da Escola Naval.  A apresentação foi feita pelo novo presidente do clube, CAD EN-AEL Ricardo Caldeira Chaves, que salientou  as  recentes atividades  em que os estudantes têm participado e os projetos I&D em desenvolvimento. (Apresentação AFCEA Clube Almada).

O Clube AFCEA de Estudantes da Covilhã, sediado na Universidade da Beira Interior  (UBI) esteve representado pelo professor orientador (“Faculty Advisor”), Prof. Doutor Jorge Miguel Reis Silva, pelo presidente e restantes membros da direção. O novo vice-presidente Alexandre Rosa Nunes, fez a apresentação do clube focando as diversas atividades que têm sido desenvolvidas pelos estudantes. (Apresentação AFCEA Clube Covilhã).

O Clube AFCEA de Estudantes do Porto, sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), esteve representado pelo professor orientador (“Faculty Advisor”), Prof. Doutor José Carlos Alves, e pelos novos membros diretivos. A apresentação do Clube (Apresentação AFCEA Clube Porto) foi feita pelo novo presidente Nuno Afonso de Oliveira Neto referindo a organização e atividades desenvolvidas pelo clube, seguiu-se a apresentação (Projeto AFCEA Clube Porto) do estudante Antonio Pedro Pereira, sobre técnicas de aprendizagem computacional (“machine learning”) para a deteção e classificação de obstáculos em ambiente marítimo, com aplicação em embarcações autónomas de vigilância ou monitorização. (Apresentação AFCEA Clube Porto).

O presidente dos Jovens da AFCEA Portugal, Eng. João Almeida, falou seguidamente sobre a importância dos “Young AFCEANs” na AFCEA e as vantagens da participação ativa dos seus membros (até aos 40 anos de idade) na associação. O Dr. Pedro Machado, que integrou os “Young AFCEANs” e que, assumiu a coordenação do Comité de Cibersegurança da AFCEA Portugal, quando da sua criação, apresentou uma comunicação no âmbito do tema desta conferência.

Na Mesa Redonda sobre o tema “Inovação e Oportunidades de Projetos para a Defesa e Segurança”, moderada por Eduardo Branco, estiveram a Amazon (AWS) representada por Márcio Santos, a EDISOFT /Thales Group representada por Pedro Nunes, a ESRI Portugal representada por Rui Sabino, a AXIAN representada por Paulo Pinto, a INDRA representada por Nuno Guilherme e a TIMEWE representada por Jorge Ramos.

No painel de empresas, os representantes começaram por informar sobre os projetos de I&D têm em desenvolvimento em Portugal, com enfoque naqueles que poderiam ser estendidos à colaboração com a Universidade. Trazendo a debate o tema cibersegurança do encontro, foi abordado pelas empresas as medidas que estão a tomar para: a prevenção de ataque às comunicações do sistema; a manutenção da inviolabilidade das funções vitais do sistema, em caso de intrusão nos canais de comunicação;  a capacidade de garantir que o sistema não pode ser instrumentalizado pelo atacante, em caso de não se poder assegurar a inviolabilidade dos sistemas vitais. Cada uma das empresas abordou o tema tendo sido consensual o foco da prevenção a cada uma dessas três ameaças, através dos “frameworks” de desenvolvimento “Ciber security by design“. Por fim, teve lugar a um animado debate com a audiência.

O Contra-Almirante (ref.) Carlos Rodolfo, RVP AFCEA International  fez a entrega  das AFCEA Medal dedicated to Excellence in Education  aos estudantes que se distinguiram durante o período 2018-19, como reconhecimento da excelência de serviços e dedicação no âmbito dos clubes. Seguidamente, deu posse aos novos membros diretivos dos Clubes de Estudantes  (Almada, Covilhã e Porto), na presença dos professores orientadores das respectivas instituições universitárias (Escola Naval, UBI e FEUP).

Na sessão de encerramento, o Presidente do Clube de Estudantes da Covilhã, Tiago Sanches, agradeceu, como anfitrião e em nome do Clube de Estudantes da Covilhã, a presença de todos neste evento e reiterou a disponibilidade para a realização destas iniciativas na UBI. Por fim, o presidente da Direção da AFCEA Portugal, Contra-Almirante (Ref.) Mário Durão, reconheceu o positivo balanço deste encontro, a importância da cibersegurança e o seu impacto na I&D, agradecendo no final a todos os participantes, às entidades apoiantes do evento e a todos os que contribuíram para a sua realização.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.