AFCEA Portugal realizou no dia 30 de setembro de 2020 o webinar  “Tecnologias Quânticas: uma Questão de Soberania“.

A recente capacidade de codificar informação em sistemas quânticos, como os átomos, está na origem de uma revolução em curso nas Tecnologias da Informação. Nomeadamente, as Tecnologias Quânticas, apesar de incipientes, trazem novos paradigmas que permitem comunicações cifradas com muito maior segurança, processamento de informação com muito maior velocidade, e detetores com muito maior sensibilidade.

Estas descobertas, disruptivas para as Tecnologias da Informação, têm implicações estratégicas e de soberania. E, dadas as Tecnologias Quânticas estarem ainda numa fase inicial de desenvolvimento, representam também uma oportunidade de diferenciação e de vantagem competitiva para quem nelas apostar cedo.

CALM Ref. Mário DurãoPresidente da Direção da AFCEA Portugal, enquadrou o tema nas atividades da AFCEA Portugal e conduziu o debate que contou com mais de 80 participantes.

A Comunicação de Abertura proferida pelo Almirante António Gameiro Marques, Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança, enfatizou as implicações das Tecnologias Quânticas para a Segurança e a Soberania Nacionais e os potenciais impactos sociais e nas organizações. Aproveitou ainda para enquadrar as iniciativas em curso no nosso país e no âmbito da Comissão Europeia.

O Prof. Doutor Yasser Omar fez uma abordagem sobre os conceitos que suportam os fenómenos da Física Quântica e o seu comportamento num sistema de “Informação Quântica”. A sua apresentação evidenciou o impacto no aumento de capacidade de computação, no incremento da segurança das comunicações e no desenvolvimento de novas soluções aplicacionais. Por se tratar de uma tecnologia numa fase embrionária, pretende complementar a computação clássica e resolver problemas não ultrapassados pelas tecnologias atuais.

O Prof. Doutor Paulo Mateus, centrou-se no impacto das Tecnologias Quânticas na Segurança da Informação e as vantagens que a Criptografia Quântica potencia quando comparada com as soluções computacionais não quânticas, nomeadamente ao nível das telecomunicações.

Para mais detalhes sobre os oradores convidados poderá clicar aqui.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.