Realizou-se em 21 de fevereiro de 2019 no Instituto Universitário Militar a Conferência “The changing face of warfare: from cyber to unmanned systems” organizado pela AFCEA Portugal e pelo Estado-Maior General das Forças Armadas.

Esta iniciativa teve o contributo de reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros e a participação de empresas relevantes no setor da defesa, e proporcionou uma oportunidade para reflexão sobre as implicações das tecnologias emergentes (inteligência artificial, Big Data, computação quântica, impressão 3D, internet das coisas …)na conceção, projeto e desenvolvimento das novas armas e sensores (armas letais autónomas, armas hipersónicas, armas laser, sistemas não-tripulados …).

Contou com a presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Professora Doutora Ana Santos Pinto e do Presidente da AFCEA Portugal, Contra-almirante Mário Durão que, nas palavras de abertura enfatizaram o papel da AFCEA na reflexão sobre esta temática em meio académico e empresarial. Esta iniciativa contou ainda com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa que, por motivos de força maior teve de cancelar a sua participação inicialmente agendada.

Durante este seminário cerca de 240 participantes participaram numa debate muito atual sobre os novos vetores de conflito e os desafios para as Forças Armadas e de Segurança que as tecnologias emergentes proporcionam.

Consulte aqui o programa e as apresentações.

(para consultar as apresentações deverá utilizar a password de acesso enviada por email)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.