Vai decorrer na Escola Naval, a 1 e 2 de dezembro de 2022, a “Lecture Series” sobre “HIGH ENERGY LASER (HEL) WEAPON TECHNOLOGY, OPPORTUNITIES, AND CHALLENGES”.

Como todas as Lecture Series da NATO, o curso é inteiramente gratuito, mas para assistir e ter acesso aos materiais é necessário fazer a inscrição em https://events.sto.nato.int/. 

As inscrições têm de ser feitas até dia 16 de novembro. Para consultar o programa, aceda ao seguinte link.

Caso seja necessária ajuda para criar uma conta na NATO-STO, ou para posterior inscrição no curso, deverá ser contatado o Centro de Investigação Naval (CINAV) para para o email cinav@marinha.pt ou para o telefone +351 21 090 20 33.

Os inscritos neste minicurso poderão almoçar na Escola Naval. O custo do almoço é 15,00€ (quinze euros), exceto para os militares portadores de guia de marcha. Vai também realizar-se um jantar, opcional, na Messe de Cascais no fim do primeiro dia.

Não é demais reforçar o interesse que a área de DEW (Directed Energy Weapons) tem nos dias de hoje, em particular com as ameaças de drones e sistemas hipersónicos. É uma área em que se trabalha há muito tempo, mas que está a ter uma evolução muito rápida e potencialmente disruptiva.

E ter um minicurso de 2 dias “de mão beijada”, passe a expressão, dada por alguns dos melhores peritos internacionais … é de aproveitar!

Para quem não se interessa tanto por defesa, mas gosta de física, tecnologia, e desafios, este é naturalmente também um tema apaixonante! O 1º dia do minicurso ocorre num feriado nacional (Dia da Restauração da Independência), o que facilita a participação pois não teremos que faltar a aulas ou outros compromissos, e, além disso, interessarmo-nos pela defesa nacional é uma forma de celebrar a independência!

Para saber mais sobre as atividades do NATO Science and Technology Organization, pode consultar em www.sto.nato.int.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.