Realizou-se em 30 de setembro de 2022, no Instituto Universitário Militar (IUM), a “Conferência I&D na Defesa e VI Encontro Anual de Estudantes da AFCEA em Portugal”, com sessões presenciais no IUM e com transmissão à distância por videoconferência.

Este evento, foi organizado em parceria pelo IUM e AFCEA Portugal e contou com cerca de 100 participantes, incluindo militares e civis de organismos do MDN, das Forças Armadas e da GNR, bem como das instituições universitárias e das empresas. O seu objetivo foi divulgar projetos e oportunidades de I&D na Defesa e promover a partilha de informações entre investigadores, empresas, utilizadores e promotores da inovação nos sectores da defesa.

A Conferência iniciou-se, de acordo com o programa (Agenda), com as palavras de Boas-vindas do Comandante do IUM, Tenente-general Martins Pereira. Seguidamente, o Contra-almirante (Ref.) Carlos Rodolfo, Vice-presidente da AFCEA Internacional (RVP para a Região Euro-Atlântica), falou sobre o objetivo deste encontro, salientando a importância da Inovação na Defesa, a ação AFCEA e dos seus clubes de estudantes, agradeceu a presença de todos e, em particular, àqueles que tornaram possível a realização do evento no IUM.

A Comunicação de Abertura, sobre o tema “Investigação e Desenvolvimento na área da Defesa, como fator de evolução da Economia Portuguesa”, foi proferida pelo Prof. Doutor Augusto Mateus, Professor Catedrático convidado do ISCTE e que exerceu também os cargos de Secretário de Estado da Indústria e de Ministro da Economia do XIII Governo Constitucional.

Seguiram-se, no período da manhã, as Apresentações Institucionais sobre “I&D em Tecnologias de Defesa”, moderado pelo Coronel Zambujo das Dores, Diretor do Centro de Investigação do IUM, seguintes:

  • A comunicação da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) foi apresentada pelo Tenente-coronel Marco Pinto, identificando as áreas tecnológicas prioritárias para a Defesa, que podem providenciar linhas de orientação para futuros projetos de I&D envolvendo a indústria e os utilizadores nas áreas da Defesa e Segurança;
  • Na comunicação do Departamento para a Inovação e Transformação do Estado-Maior-General das Forças Armadas (DIT/EMGFA), o Coronel Figueiredo Moreira apresentou a Estratégia de Inovação nas Forças Armadas Portuguesas;
  • O capitão-de-fragata Plácido da Conceição, apresentou os projetos do Centro de Investigação Naval (CINAV);
  • O Prof. Doutor Thomas Gasche, apresentou os projetos do Centro de Investigação da Academia Militar (CINAMIL);
  • Capitão ENGEL Gonçalo Cruz, apresentou os projetos do Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CINAFA).  

A sessão da tarde iniciou-se com as Apresentações do Clubes de Estudantes da AFCEA em Portugal, efetuadas pelos presidentes dos respetivos capítulos e/ou alunos envolvidos nos projetos, com um período de discussão que foi moderado pelo Prof. Doutor José Borges, docente da Academia Militar e Vice-presidente da direção da Associação.

Foram apresentadas as seguintes comunicações:

  • Clube de Almada – Escola Naval (EN), com a apresentação sobre as atividades pelo presidente do clube CAD EN-AEL Beirão Amador e as apresentações de dois projetos, “Integração de um Sistema de Apoio à Aterragem de UAVs em Navios”, pela CAD EN-AEL Matilde Viera  e “Navios autónomos na Marinha Portuguesa”, pelo CAD EN-AEL Ricardo Gomes;
  • Clube da Covilhã – Universidade da Beira Interior (UBI), com um vídeo do presidente do clube, aluno Bernardo Sequeiros, com a apresentação do Clube e de vários projetos de alunos da UBI;
  • Clube do Porto – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com a participação por videoconferência do Engº João Galante, que fez uma apresentação sobre o Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (LSTS) com incidência nos veículos operacionais e nas ferramentas já desenvolvidas para exercícios reais, em parceria com a Marinha Portuguesa;
  • Núcleo de Lisboa em formação na Academia Militar (AM), com a apresentação do TEN TM Gilberto Gomes sobre o seu trabalho “CryingJackpot: Fluxos de Rede e indicadores de desempenho contra o Cryptojacking”.

Seguiu-se uma Mesa-Redonda sobre “Inovação e Oportunidades de Projetos I&D na Defesa”, moderada pela Drª Catarina Nunes da idD Portugal Defence, com um painel de empresas onde participaram: o Engº Francisco Fontes da ALTICE Labs; Engª Gilda Santos do CITEVE; Dr Venânco Lebre da EID; Dr. Rodrigues da Silva da ESRI Portugal; Engª Teresa Cardoso da EID; MGEN (Ref.) Rui Moura do Grupo BEL; Dr. Helder Alves da INDRA Portugal; e Engª João Manso da REDSHIFT. Estas empresas discutiram a sua experiência de trabalho em inovação e o aproveitamento de oportunidades na área da Defesa. O vivo debate neste painel foi o corolário da afirmação da realidade I&D como fator da inovação da defesa nacional.

Na sessão de encerramento, presidida pelo Comandante do IUM, o presidente da Direção da AFCEA Portugal, Prof. Doutor Victor Lobo, reconheceu o positivo balanço deste encontro, onde participaram entidades institucionais, académicas e empresas, reforçando a importância da I&D e Inovação na Defesa. No final, agradeceu a todos os participantes, às entidades apoiantes do evento e a todos os que contribuíram para a sua realização.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.