Inscreva-se

25 de Novembro de 2020

 

A Cibersegurança representa um enorme desafio para as organizações industriais. Os recentes ataques a infraestruturas críticas demonstram que os mecanismos de defesa tradicionais não são suficientes para endereçar a sofisticação das ameaças atuais.

A crescente interconexão entre as redes IT, OT e os sistemas físicos implica uma abordagem holística ao problema da cibersegurança industrial. Neste sentido, as organizações com sistemas industriais têm tardado na operacionalização das mudanças necessárias.

O presente Webinar pretende contribuir para a consciencialização do desafio da Cibersegurança Industrial. A sua caracterização e os desafios que se colocam às empresas será apresentada por especialistas nesta área. De seguida, representantes de empresas de referência no mercado nacional irão debater a situação atual partilhando a sua visão e a experiência.

Objetivos:

  1. Apresentar a tecnologia operacional (OT) por oposição às tecnologias de informação (IT) e as tendências atuais para a junção das duas.
  2. Apresentar os problemas de cibersegurança nas empresas industriais resultantes da junção da OT com a IT.
  3. Alertar os participantes para a importância da cibersegurança no âmbito industrial (algumas empresas são infraestruturas críticas) e dos riscos de não serem implementadas as necessárias medidas.
  4. Apresentar e debater casos reais de implementação de cibersegurança industrial.

 

Programa provisório (programa em anexo):

10:30 – 10:40     Abertura

Presidente da Direção da AFCEA Portugal: Mário Durão

Direção da AIP_CCI: José Eduardo Carvalho

10:40 – 11:00     “Como aumentar a maturidade de segurança na Indústria”: Engº João Manso

11:00 – 11:20     “Os desafios da Cibersegurança Industrial”: Engº Hugo Pernicha

11:20 – 12:20    Debate sobre o tema “CIBERSEGURANÇA INDUSTRIAL: A PROTEÇÃO DA INDÚSTRIA NA 3ª DÉCADA DO SÉC. XXI”, moderado por Engº João Barreto (CyberOps), com a participação de Engº Rafael Aranha (REN), Engº Paulo Moniz (EDP) e Engº Luís Maurício (DRT Advance)

12:25 – 12:30     Encerramento

 

Trata-se de um Webinar utilizando a ferramenta Zoom.

A participação é gratuita, devendo os associados da AFCEA Portugal inscrever-se em resposta ao convite que seguiu por Correio Eletrónico.

Mais detalhe poderá ser consultado no site da AIP (clique aqui para ver)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.