Em 4 de junho de 2020, a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a AFCEA Portugal realizaram um Webinar sobre o tema “CIBERSEGURANÇA: A sua Empresa está Protegida? “.

A crescente utilização do espaço cibernético, motivada pela situação que se vive ao nível social e económico, provocada pela Covid-19, trouxe um aumento significativo do número de incidentes registados pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que coordena a resposta a incidentes no ciberespaço nacional.

O evento foi coordenado pela Dra Filomena Pires da AIP e moderado pelo Presidente da Direcção da AFCEA Portugal, Contra-Almirante (Ref.) Mário Durão, tendo contado com cerca de 80 participantes.

Foram oradores o Engº Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, o Dr Manuel Coelho Dias, Cyber Risc Specialist da Marsh Portugal e o Engº Pedro Machado coordenador do comité de Cibersegurança da AFCEA Portugal e DPO no grupo AGEAS.

Foram desenvolvidas as seguintes ideias chave:

  • A tecnologia não é neutra, pelo que os responsáveis pelas decisões de investimento devem procurar equilibrar os benefícios do progresso com o aumento dos riscos na utilização do espaço digital;
  • A literacia digital é uma alavanca essencial para mitigar os riscos inerentes a esta transformação na sociedade;
  • As empresas devem desenvolver uma estratégia para cobertura dos riscos de segurança e as companhias de seguros já se estão a preparar para esta realidade;
  • Não basta sensibilizar/informar as pessoas, é preciso garantir uma conscencialização colectiva para este problema e adoptar soluções eficazes para prevenir incidentes de segurança.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.