Realizou-se em 4 de maio de 2017 na Universidade Europeia a Conferência Gerir a Segurança e a Privacidade na Transformação Digital organizado pelo Comité de Cibersegurança da AFCEA Portugal e pela Universidade Europeia.

Esta iniciativa destinada a refletir sobre o impacto da transformação digital que atualmente se vive na sociedade e nas organizações, abordando os principais desafios para assegurar a segurança e a privacidade em todos estes novos processos de digitalização, contou com a presença do Reitor da Universidade Europeia, Professor Doutor João Proença e do Presidente da AFCEA Portugal, Contra-almirante Mário Durão que, nas palavras de abertura enfatizaram o papel da AFCEA na reflexão sobre esta temática em meio académico e empresarial.

Em destaque, duas visões sobre esta temática, evidenciadas pelos oradores convidados:

  1.  O Prof. Dr. Rui Pereira, enquadrou os direitos constitucionais de Segurança e Liberdade e a temática da Cibercriminalidade, o que atualmente põe em causa as fronteiras tradicionais do Direito Penal. Assim, balizou a problemática do CyberEspaço enquanto espaço de Liberdade e de Conhecimento e a problemática da Proteção e Segurança dos cidadãos.
  2. O Engº Alexandre da Fonseca, Chief Technology Officer da Portugal Telecom e Executive Manager da Altice Labs, ilustrou o tema da Cibersegurança como uma ameaça assimétrica e como tal, as organizações devem traduzir os investimentos em Segurança nos Sistemas de Informação num aumento efetivo na maturidade da organização na sua Resiliência Digital.

Consulte aqui o programa e as apresentações.

(para consultar as apresentações deverá utilizar a password de acesso enviada por email)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.