Realizou-se em 7 de março no Instituto Universitário Militar (IUM) a Conferência Internacional subordinada ao tema “A Transformação Digital e as Tecnologias Emergentes: implicações no planeamento e condução das operações militares”.

Consulte aqui o programa da Conferência

Consulte as comunicações apresentadas

(para abrir os ficheiros das comunicações, utilize a password que enviamos por mail aos participantes).

A sociedade em geral está a viver uma profunda transformação digital materializada na utilização das tecnologias digitais de uma forma inovadora, com grande destaque para a computação na nuvem, as redes sociais, a mobilidade, e o acesso à informação em tempo real, potenciando uma tomada de decisão mais fundamentada, ao mesmo tempo que provoca alterações significativas, na forma como pensamos, trabalhamos e comunicamos.

Neste cenário de transformação digital, as Forças Armadas e de Segurança não são excepção.
A co-organização deste evento entre a AFCEA Portugal e o IUM, permitiu concretizar uma iniciativa com mais de 160 participantes que animaram o debate e a partilha de conhecimento.

Na sessão de abertura intervieram o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr Marcos Perestrello, o Comandante do IUM, Vice-Almirante Edgar Ribeiro e o Presidente da AFCEA Portugal, Contra-Almirante Mário do Carmo Durão.

Na comunicação de abertura, o Professor Doutor Holger Mey, Vice presidente da Advanced Concepts, Airbus Defense and Space, apresentou uma visão sobre o impacto da transformação digital e da tecnologia na resolução de conflitos militares.

De tarde, o Dr. Philip O’Reilly, VP do US Federal Group Brocade e membro do Comité Executivo da AFCEA Internacional, efectuou uma comunicação igualmente interessante sobre a pegada digital no combatente e os sistemas de comunicação que poderá utilizar para suporte à missão.

Ao longo do dia foram realizadas diversas apresentações temáticas e sessões de debate com personalidades de diversos sectores de actividade que elaboraram sobre o impacto das tecnologias emergentes na sociedade, com particular incidência sobre as questões da Segurança e da Defesa.

A Conferência foi encerrada com uma comunicação de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Artur Neves Pina Monteiro.

 

Abertura presidida pelo SEDN Dr Marcos Perestrelo, com o Comandante do IUM e o presidente da Direção da AFCEA Portugal

Aspectos da Assistência ao evento

Apresentações dos Keynote Speakers Prof.Dr. Holger Mey e Mr. Philip O´Reilly

Mesas Redondas sobre as implicações

Mesas Redondas sobre

Discurso de Encerramento proferido pelo General CEMGFA, General Pina Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.