Num Mundo em permanente mudança, a alteração da situação geopolítica, a introdução de novos atores e o aparecimento de novas ameaças, provocam uma grande incerteza quanto à segurança global. Neste cenário, as forças armadas veem-se confrontadas com novos e exigentes desafios e a necessidade de uma profunda reflexão sobre a forma de planear e conduzir as operações militares.

Paralelamente, a sociedade em geral, está a viver uma acelerada transformação digital e a assistir ao desenvolvimento de um conjunto de tecnologias emergentes, disruptivas no plano tecnológico, económico e social, que a tornam profundamente dependente do ciberespaço onde assentam cada vez mais os processos e os serviços.

Neste enquadramento, as forças armadas não são exceção e o seu futuro, à semelhança do que já acontece em muitas indústrias, será um futuro digital, fortemente dependente do ciberespaço e suportado numa miríade de dispositivos conectados entre si, com um forte impacte no incremento da operacionalidade dos equipamentos e na melhoria da proteção dos combatentes.

A “arte da guerra” está a mudar e a utilização intensa dos veículos não tripulados, bem como a necessidade de resposta perante as ameaças colocadas pelo ciberespaço, são apenas dois exemplos dessa mudança que obriga as forças armadas a um esforço permanente de modernização. Neste contexto, a AFCEA Portugal conjuntamente com o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), vão organizar em 21 de fevereiro de 2019, no Instituto Universitário Militar (IUM), a Conferência Internacional – MILTEC 19, com os seguintes objetivos:

  1. Apresentar a situação geopolítica e estratégica mundial;
  2. Apresentar e debater as ameaças: a ameaça do ciberespaço;
  3. Apresentar e debater a resposta tecnológica: as tecnologias emergentes (IA, Big Data, computação quântica, redes neuronais, impressão 3D, IoT)
  4. Apresentar e debater a resposta tecnológica: as armas do futuro (armas letais autónomas, armas não-letais, robótica, armas laser, sistemas não-tripulados)
  5. Conhecer as soluções oferecidas pela indústria.

Localização e Inscrições

Marque na sua agenda: 21 de fevereiro de 2019 (09:00 -18:00)

Instituto Universitário Militar (IUM), Lisboa

A inscrição no evento é gratuita, mas obrigatória e deverá ser efetuada mediante resposta ao convite enviado por mail aos associados.

Não será possível estacionar no interior das instalações do Instituto Universitário Militar, pelo que os participantes devem utilizar estacionamento público no exterior das instalações militares.