AFCEA Portugal e a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APFA) realizaram no dia 24 de março de 2021 o webinar  “Água: uma questão de sobrevivência“.

A água como elemento essencial à vida humana, constitui um recurso valioso, disputado por vários poderes no âmbito de uma geopolítica complexa.

Os sistemas e os equipamentos que fazem a gestão da globalidade do ciclo da água (da captura à distribuição), constituem infraestruturas críticas, cuja gestão está cada vez mais dependente da interconexão das tecnologias operacionais com as tecnologias de informação, numa exploração crescente do ciberespaço com as consequentes vulnerabilidades e riscos daí decorrentes.

CALM Ref. Mário DurãoPresidente da Direção da AFCEA Portugal, enquadrou o tema nas atividades da AFCEA Portugal e conduziu o debate que contou com cerca de 100 participantes e que proporcionaram um período muito animado de partilha de conhecimentos sobre este tema.

Engº Rui Godinho, Presidente do Conselho Diretivo da APDA, salientou a importância deste tipo de iniciativas para uma melhor consciencialização da segurança como área crítica no âmbito da gestão do ciclo da água. Fez ainda um breve enquadramento das atividades que a APDA tem vindo a promover a nível nacional e no âmbito da Comissão Europeia.

A Comunicação de Abertura “As guerras da Água – Geopolítica e Geoestratégia de um Bem Fundamental” proferida pelo Comandante Rodrigues Pereira, identificou perigosos conflitos internacionais desencadeados por motivos associados à escassez hídrica e à necessidade de controlo da água potável. Por se tratar de um recurso estratégico, o acesso e a gestão da água são vetores fundamentais para o desenvolvimento económico e a segurança mundial.

Seguiu-se um painel debate sobre “O impacto da Cibersegurança na gestão da água” moderado pelo Engº João Barreto, Fundador e CEO da CyberOps, tendo contado com a participação do Engº João Manso, CEO da RedShift Consulting, do Engº Paulo Pinto, BDM – Securing Cloud and Business Transformation na Fortinet Portugal, do Engº Rui Teixeira, Chefe da Divisão de Águas e Saneamento da Camara Municipal do Barreiro e do Engº Paulo Rego, Coordenador de Sistemas de Informação e Chief Information Security Officer da AGERE, EM.

Este evento teve o patrocínio das empresas RedShift Consulting e Fortinet e o apoio da Arrow.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.