Realizou-se nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2020, no Instituto Universitário Militar (IUM) a 5ª edição deste encontro, inserida na Videoconferência “I&D na Defesa e V Encontro dos Clubes de Estudantes da AFCEA”, conforme programa anexo.

Este evento, pretendeu divulgar projetos e oportunidades de I&D na Defesa e promover a troca de informações entre investigadores, empresas, utilizadores e promotores da inovação nos sectores da Segurança e Defesa, tendo contado em cada dia com uma audiência superior a 50 participantes.

O seminário contou com a participação do TGen Rafael Martins, Comandante do IUM e do CALM Ref. Carlos Rodolfo, Vice-Presidente da AFCEA Internacional para a área Euro-Atlântica da Associação e Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AFCEA Portugal, que procederam ao enquadramento inicial do mesmo.

No primeiro dia do evento, o Maj  Marco Pinto da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) efetuou uma apresentação sobre “Oportunidades de I&D na Defesa” (AFCEA_2020_DGRDN).

Os Diretores dos Centros de Investigação das Forças Armadas, o CFR Lourenço Gorricha, Diretor do CINAV (AFCEA_2020_CINAV), o Prof. José Borges, Diretor do CINAMIL (AFCEA_2020_CINAMIL) e o Cap Tiago Oliveira em substituição do MAJ Luis Felix, Diretor do CIAFA (AFCEA_2020_CIAFA) deram a conhecer a sua atividade e os projetos em curso. Seguiu-se um debate moderado pelo BGen Rui Tendeiro, Diretor do Departamento para a Inovação e Transformação do EMGFA.

No segundo dia, o Prof. Doutor Eugénio Oliveira, Professor Emérito da Universidade do Porto, apresentou uma comunicação extremamente interessante sobre  “A Ética e a Inteligência Artificial” (PP_ProfEugenioOliveira).

Seguiram-se apresentação de trabalhos por alunos dos Clubes de Estudantes da AFCEA em Portugal:

  • AFCEA Student Club de Almada (Escola Naval) tem como faculty adviser Prof Dr Vitor Lobo; o atual presidente do clube, Cad. EN-AEL Ricardo Caldeira Chaves, iniciou a apresentação referindo a evolução do clube e as atividades desenvolvidas (PP_EN1) e os Asp. EN-AEL Rocha Araújo (PP_EN2) e Asp. EN-AEL Lobo Sénica (PP_EN3) apresentaram projetos desenvolvidos no âmbito dos seus programas de mestrado;
  • AFCEA Student Club da Covilhã  (Universidade da Beira Interior) tem como faculty adviser Prof Dr Jorge Reis Silva; o atual presidente do clube, aluno Bernardo Sequeiros, fez a apresentação referindo a evolução do clube e os principais projetos desenvolvidos (PP_UBI);
  • AFCEA Student Club do Porto (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) tem como faculty adviser Prof Dr José Carlos Alves; o atual presidente do clube, aluno Nuno Neto iniciou a apresentação referindo a evolução do clube e as atividades desenvolvidas (Word_FEUP1) e o aluno Armando Rodrigues apresentou o projeto que desenvolveu (Word_FEUP2) no âmbito do NEEC da FEUP.

Prof. Doutor Paulo Amaral moderou o debate que se seguiu às apresentações dos clubes de estudantes.

No dia 24 decorreu uma mesa redonda virtual, com um painel de empresas constituído por:

  • José Freitas (Edisoft)
  • António Salazar (ESRI Portugal)
  • Helder Alves (Indra Portugal)
  • João Manso (Redshift)
  • José Luís Melo (Xsealence)

Dr. Joice Fernandes moderou o debate com que se concluíram os trabalhos.

CALM Ref .Mário Durão, Presidente da Direção da AFCEA Portugal e o COM Ramalho Marreiros, Chefe do Centro de Investigação e Desenvolvimento do IUM apresentaram comentários finais de encerramento do seminário.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.