A AFCEA Portugal e a AWS Portugal realizaram no dia 26 de junho um webinar sobre Computação Híbrida.

As nuvens públicas têm provado ser a solução adequada para a generalidade dos desafios da computação, ainda que, as soluções no local continuem a ser mandatórias em inúmeras situações, por vezes com complexos problemas de integração com as nuvens públicas.
Neste enquadramento, as soluções de nuvem hibrida integrando as soluções locais com as de nuvem pública, que poderão elas próprias serem executadas nas instalações locais, afirmam-se como uma realidade estruturante na computação do futuro.

O evento foi coordenado pelo Dr Joyce Fernandes responsável pelo setor público da AWS em Portugal e moderado pelo Presidente da Direcção da AFCEA Portugal, Contra-Almirante (Ref.) Mário Durão, tendo contado com cerca de 40 participantes.

Foram oradores a Engª Teresa Girbal, Vice Presidente do Conselho Diretivo da ESPAP e o Engº Márcio Santos, AWS Solutions Architect.

Foram desenvolvidas as seguintes ideias chave:

A Engª Teresa Girbal abordou a atual adoção da “Nuvem” nos organismos da Admninistração Pública Portuguesa, que já se cifra em cerca de 32% na Administração Central do Estado. Para concretizar um programa de Cloud Computing têm sido definidos procedimentos de contratação pública simples e eficazes. A Engª Teresa Girbal  concluiu a sua apresentação com propostas sobre estratégias e orientações para adotar este modelo de computação.

O Engº Márcio Santos desenvolveu com detalhe 4 possíveis cenários que a AWS propõe para que uma organização venha a adotar um modelo de computação híbrido na “Nuvem”, disponibilizando os serviços para implementar provas de conceito com entidades que suscitem interesse pelo tema.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.