O 8º exercício nacional de ciberdefesa “CIBER PERSEU 2019 (CP19)” decorreu entre 11 e 15 de Novembro nas instalações da Sede da Academia Militar, em Lisboa.

Trata-se de iniciativa conduzida pelo Exército com a finalidade de exercitar e avaliar a capacidade de resposta da instituição militar, mas também de outras instituições ou empresas nacionais, face à ocorrência de ciberataques de âmbito nacional e internacional que podem escalar para uma crise no ciberespaço.

O Diretor do Exercício, Brigadeiro-General Bento Soares, destacou o empenhamento da equipa da Direção de Comunicações e Sistemas de Informação que foi responsável pelo planeamento e condução do CP19 e, atendendo aos resultados alcançados, reforçou a necessidade de continuar a realizar anualmente este Exercício e de aqui reunir sinergias das diferentes instituições nacionais envolvidas na segurança dos sistemas de informação.

A AFCEA Portugal tem colaborado com o Exército no planeamento e organização do Exercício bem como incentivando a participação dos associados no Ciber Perseu que em 2019 envolveu mais de 40 instituições e empresas nacionais, e integrou “jogadores” de oito países aliados e amigos e da Agência Europeia de Defesa.

Distinguished Visitors Day (DVD), foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, e que contou com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Botelho Miguel, do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Guerra Pereira, da Autoridade Nacional de Segurança, Contra-Almirante António Gameiro Marques, do Comandante da Academia Militar, Major-General João Vieira Borges, do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Dr. Luís Neves,  entre outras entidades militares e civis, e com os participantes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira via videoconferência.

A AFCEA Portugal esteve representada pelo Presidente da Direção, Contra-Almirante (ref) Mário Durão e pelo Vice-Presidente da Direção, Cor Tm António Salvado.

Para a realização da fase “Livex Exercise”, o nosso associado Indra Portugal disponibilizou a sua plataforma de Ciber Range que também foi utilizada para a competição “Capture the Flag”, uma competição, a título individual, integrada no CP19 que fomenta o treino e a identificação de talentos.

Antecedendo o DVD, decorreu durante a manhã uma conferência, subordinada ao tema “Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço 2019-2023 – Operacionalização e Cooperação Institucional”, que contou com a participação do Centro de Ciberdefesa, do Centro Nacional de Cibersegurança, da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária e do Serviço de Informações de Segurança.

Intervenção do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca

 

Distribuição de Prémios e Diplomas de participação no Ciber Perseu 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.