Realizou-se em 27 de junho de 2019 no Instituto Universitário Militar a JORNADA TÉCNICA DE ENGENHARIA E GESTÃO LOGÍSTICA MILITAR sobre Uso e Sustentação Logística de Sistemas de Interesse Táctico organizado pela AFCEA Portugal , com o apoio do IUM e patrocínio das empresas Critical Software, Deloitte Portugal, Edisoft e General Dynamics European Land Systems.

Este seminário, com cerca de 50 participantes proporcionou partilha de ideias, reflexão e debate entre a comunidade de profissionais, dos sectores público ou privado, com interesse em modernizar os processos de sustentação de sistemas e equipamentos da defesa e segurança.

Consulte aqui o programa.

Jornadas de Engenharia Logística Militar
Instituto Universitário Militar

 

A Sessão de Abertura iniciou-se com as palavras de boas-vindas proferidas pelo Major-General Miguel Rosas Leitão, Vice Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AFCEA Portugal.

A Comunicação de Abertura “METODOLOGIA SOCIOTÉCNICA DE APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO” foi proferida pelo Senhor Professor Doutor Carlos Bana e Costa, investigador do Centro de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico, que elaborou sobre o método MACBETH para avaliação de propostas, projetos, planos, políticas e estratégias, avaliação de desempenho de pessoas, equipamentos e fornecedores e sobre a componente social do processo de tomada de decisão.

Comunicação de Abertura
Professor Doutor Carlos Bana e Costa

 

No painel sobre o tema “ANÁLISE DAS ACTIVIDADES REALIZADAS NOS PERÍODOS DE UTILIZAÇÃO E DE SUSTENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INTERESSE TÁCTICO”, moderado pelo Major General Manuel Gravilha Chambel, participaram o Capitão-Tenente Eng.º Naval AEL Nuno Amaral Moreira (MLU das fragatas da classe Bartolomeu Dias), o Coronel de Material José Valente Castelhano (Viatura blindada de rodas “PANDUR II 8×8”) e o Tenente-Coronel Eng.º Aeronáutico João Pedro Pereira da Silva (Aeronaves Lockheed Martin F-16 MLU).

Painel 1 moderado pelo 
Major General Manuel Gravilha Chambel

 

Na Mesa Redonda sobre o tema “COMPETÊNCIAS PARA UMA GESTÃO DE PROJECTOS EFICAZ”, participaram a Deloitte Portugal representada pelo Dr. Pedro Miguel Janeiro (Manager of Strategy & Operations), o Project Management Institute, Portugal Chapter representada pelo Eng.º Miguel Cansado (Vice-Presidente do Marketing) e a Tekever representada pelo Eng.º Pedro Petiz (Innovation Manager).

Painel 2 moderado pelo
Contra-Almirante Mário Simões Marques

 

Na Mesa Redonda sobre o tema “MOLDAR O FUTURO DO USO E SUSTENTAÇÃO DE SISTEMAS DE INTERESSE TÁCTICO EM COLABORAÇÃO COM AS INDÚSTRIAS”, moderada pelo Tenente-General João Cartaxo Alves, participaram a Edisoft representada pelo Comandante (Res.) Fernando Braz de Oliveira (Head of Marketing & Business Development), a General Dynamics European Land Systems representada pelo Dr. Hugo Rocha (Gestor de Projectos) e pelo Eng.º Philipp Rurlander (Program Manager Aftersales & Services) e a OGMA representada pelo Engº. Deodato Cardoso (Diretor Executivo de Manutenção de Aeronaves).

Painel 3 moderado pelo
Tenente-General João Cartaxo Alves

 

Na sessão de encerramento, o Vice Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da AFCEA Portugal, Major-General Miguel Rosas Leitão, reconheceu o positivo balanço deste encontro, apresentou a Síntese Conclusiva da Jornada e agradeceu a todos os participantes, às entidades apoiantes do evento e a todos os que contribuíram para a sua realização.

Por fim, o General Comandante do Instituto Universitário Militar, Tenente-General Manuel Rafael Martins, reiterou a disponibilidade para a realização destas iniciativas no IUM e agradeceu a presença de todos neste evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.