Âmbito da Conferência

A evolução da situação geopolítica mundial, a introdução de novos atores e o aparecimento de novas ameaças, provocando incerteza na segurança global, impõem às Forças Armadas, como resposta aos novos e exigentes desafios, a necessidade de uma reflexão sobre a forma de planear e conduzir as operações militares no futuro.

Neste cenário, venha conhecer, através do contributo de reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros e da participação de empresas relevantes no setor da defesa, as implicações das tecnologias emergentes (inteligência artificial, Big Data, computação quântica, impressão 3D, internet das coisas …), na conceção, projeto e desenvolvimento das novas armas e sensores (armas letais autónomas, armas hipersónicas, armas laser, sistemas não-tripulados …) .

 

 Estrutura da Conferência

09:00 Sessão de Abertura

09:30 A situação geopolítica e estratégica mundial

11:30  A situação operacional: as novas ameaças; a ameaça do ciberespaço

14:30  A resposta tecnológica: as tecnologias emergentes

16:30  A resposta tecnológica: as armas do futuro

17:30  Sessão de Encerramento

 

Inscrições

A inscrição no evento é gratuita, mas obrigatória e deverá ser efetuada mediante resposta ao convite enviado por mail aos associados, até às 18:00 do dia 18 de fevereiro de 2019.

Não será possível estacionar no interior das instalações do Instituto Universitário Militar, pelo que os participantes devem utilizar estacionamento público no exterior das instalações militares.

 

Parceiros

 

Apoios

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.