Realizou-se no dia 25 de maio de 2018, na Escola Naval, Alfeite, a 3ª edição  deste encontro dirigido ao público mais jovem e académico da Associação, procurando criar sinergias entre as instituições da Defesa e Segurança, as empresas e os estudantes dos três clubes da AFCEA em Portugal: Almada (Escola Naval), Covilhã  (UBI) e Porto (FEUP). Este evento contou com cerca de 70 participantes, incluindo ainda  a presença de professores e alunos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), representantes dos  centros de investigação militares e responsáveis por projetos I&D na Defesa.

O Almirante Comandante da Escola Naval, CALM Simões Marques, recebeu  os participantes e acompanhou-os no almoço, oferecido pela AFCEA, que  antecedeu a conferência. A Sessão de Abertura iniciou-se com as boas-vindas do CALM Simões Marques e com a introdução do CALM (Ref.) Carlos Rodolfo, Presidente da Assembleia-Geral da AFCEA Portugal e Vice-presidente (RVP) para a Região Euro-Atlântica da AFCEA International.  A Comunicação de Abertura foi proferida pela Profª. Doutora Regina Salvador, da Universidade Nova de Lisboa, sobre o tema “Desafios e Oportunidades no Domínio Marítimo”.   (Apresentação de Abertura).

À semelhança dos anos anteriores, seguiu-se a comunicação da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) do MDN, apresentada pelo Cmte Luís Arsénio. Nesta apresentação foram identificadas as áreas tecnológicas prioritárias para a Defesa, por forma a providenciar linhas de orientação para futuros projetos de I&D envolvendo a indústria e os utilizadores nas áreas da Defesa e Segurança.  (Apresentação da DGRDN).

O Clube  AFCEA de Estudantes de Almada, sediado na Escola Naval, Alfeite, esteve representado pelo professor orientador (“Faculty Advisor”), Prof. Victor Lobo, membros da nova direção e outros estudantes da Escola Naval.  A apresentação foi feita pelo novo presidente do clube, CAD EN-AEL Francisco Santos Baptista, que salientou  as  recentes atividades  em que os estudantes têm participado e os projetos I&D em desenvolvimento. (Apresentação AFCEA Clube Almada)

O Clube AFCEA de Estudantes da Covilhã, sediado na Universidade da Beira Interior  (UBI) esteve representado pelo professor orientador (“Faculty Advisor”), Prof. Jorge Miguel Reis Silva e pela nova direção. O estudante Tiago Sanches, novo presidente, focou na sua apresentação as diversas atividades que têm sido desenvolvidas pelos estudantes do clube. (Apresentação AFCEA Clube Covilha)

O Clube AFCEA de Estudantes do Porto, sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), esteve representado pelo professor orientador (“Faculty Advisor”), pelo presidente André Ranito e pelos novos membros diretivos. A apresentação, que foi feita pelos estudantes André Ranito, Diogo Moreira e Pedro Rodrigues, referiu a organização e atividades desenvolvidas pelo clube. (Apresentação AFCEA Clube Porto)

A Mesa Redonda sobre o tema “Inovação e Oportunidades de Projetos para a Defesa e Segurança”, iniciou-se com a intervenção do Prof. Doutor Carvalho Rodrigues, seguida de um Painel com as empresas seguintes: AXIANS, CRITICAL SOFTWARE, EDISOFT/THALES Group, INDRA, MICROSOFT, ALTICE Labs, TEKEVER e VISION-BOX. Neste painel foi debatido por essas empresas a importância da inovação, a necessidade de atrair e reter talento e as competências requeridas no futuro.

Como reconhecimento da excelência de serviços e dedicação no âmbito dos clubes,  foram entregues  aAFCEA Medal for Outstanding Servicesao professor orientador do Clube de Estudantes do Porto, Prof. José Carlos Alves, docente da FEUP, e aAFCEA Medal dedicated to Excellence in Education ao CAD EN-MEC Nuno Lopes Nunes, aluno da Escola Naval e presidente cessante do Clube de Estudantes de Almada.

Seguidamente, o CALM (ref.) Carlos Rodolfo, RVP AFCEA International, deu posse aos novos membros diretivos dos Clubes de Estudantes  (Almada, Covilhã e Porto), na presença dos professores orientadores das respectivas instituições universitárias (Escola Naval, UBI e FEUP).

Na sessão de encerramento, o Presidente da Direção da AFCEA Portugal, CALM (Ref.) Mário Durão, fez o agradecimento final a todos os participantes e às entidades apoiantes do evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.